quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

RGB OU CMYK?

Os modelos de cores RGB e CMYK utilizam métodos diferentes de exibir cores.

RGB
Sistema aditivo - por adição de luz

Utiliza luz para produzir cor. Red, Green e Blue (Vermelho, Verde e Azul) são as cores primárias do sistema aditivo (por adição de luz) usado para projeção de dispositivos eletrônicos (monitores, projetores, televisores, ipods, scanners e câmeras digitais). Um grande percentual do espectro visível pode ser representado pela mistura dessas 3 cores-luz em diversas proporções e intensidades.
A luz é separada em três canais de cores onde a soma resultará em branco. O preto é obtido pela a ausência de emissão (como no monitor apagado). Quando estas tonalidades primárias se misturam, produzem o ciano, magenta, amarelo e branco. As demais cores são obtidas pela mistura dessas três cores em diversas intensidades.

A escala de 0 à 255 é a representação mais comum para reproduzir as cores em RGB pela conveniência de se guardar cada valor de cor em 1 byte (8 bits). O vermelho puro, por exemplo, é representado por 255, 0, 0, isto é, 255 de vermelho, o de verde e zero de azul.

Nos programas de edição de imagem, esses valores são habitualmente representados por meio de notação hexadecimal, indo de 00 (mais escuro) até FF (mais claro) para o valor de cada uma das cores. Assim, a cor #000000 é o preto, pois não há projeção de nenhuma das três cores; em contrapartida, #FFFFFF representa a cor branca, pois as três cores estarão projetadas em sua intensidade máxima. (wikipedia).


CMYK
Sistema subtrativo - por subtração de luz

Cyan, Magenta e Yellow (Ciano, Magenta e Amarelo) são as cores primárias do sistema subtrativo. usado para impressão (jato de tinta, laser, off-set, serigrafia etc) em suportes que refletem luz (como o papel branco).

Este modelo de cor se baseia na qualidade de absorção de luz da tinta impressa em papel. Como a luz branca é rebatida por tintas translúcidas, parte do espectro é absorvida enquanto que outras partes são refletidas de volta a seus olhos.

Como as tintas de impressão têm impurezas, a mistura dessas 3 tintas não conseguem criar o preto puro. Os textos são impressos geralmente no preto, pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir com a superposição de três tintas. Além disso, o "preto" criado com 100% de ciano, magenta e amarelo cria uma camada de alto relevo, que demora a secar e pode danificar o papel. Para corrigir este problema deve-se combinar à essas cores a tinta preta (K) para produzir um preto verdadeiro. Esta é a impressão em quatro cores de processo, padrão mais indicado para impressão.

Observação: 
K é usado no lugar de B (black) para evitar confusão com o azul (blue).

Nenhum comentário:

Postar um comentário